** BEE longe de casa **

Minha foto
St-Germain-en-laye, France
** Acredito que sorte é quando a preparação e a oportunidade se encontram... (Elmer Letterman) **

segunda-feira, 8 de março de 2010

Vivendo e aprendendo muuuito!

Aqui para td se usa Salut (Olá), Bonjour (Bom dia), Bonne journée (Seria uma maneira de desejar um ótimo dia, jornada), S'il vous plaît/S'il te plaît (Por favor), Merci (obrigada),  De rien (de nada), Ça va? (Td bem?/Como está?), quando se chega numa mesa ou vê alguém com um prato, dá-lhe Bon appétit! (Bom apetite - eu li Julie e Julia, e sei que era a frase final de todo o programa da falecida Julia Child, mas a explicação para isso só tive aqui!!) Ao final da Jornada À demain (Até amanhã), Bonne Soirée (Boa noite)...tudo que deveria ser usado com mais frequência né?

O que mais me intrigou de todos é o Bon Courage (seria um boa coragem com boa sorte), enquanto a maioria das línguas usam mto a palavra sorte (luck, fortuna, ..) os franceses usam a palavra coragem/Ânimo pois é a coragem que nos faz ir em frente, avançar! Quem precisa de sorte quando se tem coragem? Interessante!!

Eu acredito na sorte e na courage..pra mim as duas são algo único! O mais doido disso é que quando eu cursei Filosofia por 1 ano na PUC/SP (sou uma pessoa experimentada!! rs), elegi o Francês instrumental, porque esta língua sempre me intrigou..também porque tinha créditos e já fazia espanhol na facul, o doido é que minha professora é uma das autoras do dicionário Michaelis Port/Franc e ela "autografou" o meu dicio, assim: "Chère Fabiana, Beaucoup de courage dans les études de Français 15/06/00"..Courage toujours!! Nunca imaginei na época que estaria aqui fazendo o que tenho feito..Vida louca vida..vida breve!!



Um comentário:

  1. me desculpe a ignorancia, mas qual eh o verdadeiro significado do Bon Apetit? bjs... te adoro

    ResponderExcluir