** BEE longe de casa **

Minha foto
St-Germain-en-laye, France
** Acredito que sorte é quando a preparação e a oportunidade se encontram... (Elmer Letterman) **

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ao trabalho!!! 1a. parte

Faço 2 turnos aqui..no almoço e jantar, sendo que seria aproximadamente das 9h as 15h (mas de praxe vc chega uns 15 minutos antes e sai um pco depois) e das 18h as 0h.
Meu amigo tinha me dito duas coisas: que no começo pareceria que tinha começado academia (pq acordaria dolorido..rs) e que cada dia pareceria como 2, porque vc cozinha e lava td duas vezes, o que posso dizer é que concordo plenamente com ele!ha
Mas aqui as coisas são um pco diferentes, vou falar por assuntos para ficar mais fácil..minha primeira impressão:

Divisão da cozinha: Tem uma área de Patisserie (pães e doces) e Garde Manger (Entradas e saladas) próximas utilizam o mesma bancada para entregar os pratos (media de 25ºC), Viande (carnes) e Poisson - Peixes, próximas de onde se montam os pratos tb e onde fica o chef (média de 40ºC), cada area tem o seu responsavel, mas é bem amigável os relacionamentos, muitos estrangeiros (alem dos franceses, americano, brasileiro, vietnamita, isso pensando na cozinha, pq no resto hoetl tem mais aina), poucas mulheres (cozinha comigo são três, sendo uma italiana, outra da Letonia e eu) mas todos são tratados iguais por todos, um sempre ajudando o outro. Me parece q tive sorte pq costuma ter mta disputa neste tipo de ambiente..

Limpeza: A cozinha é grande, linda e aparelhada e vc (da cozinha) limpa ela (chef e sous chef acompanham e poem a mao na massa), limpamos balcoes e chão, recolhemos os lixos, limpamos fogão e grelhas, cada área cuida de sua praça mas sempre se ajudando.. assim que termina de utilizar em cada turno (igual o Brasil), mas é divida assim: tem a pessoa responsável por lavar louça, talheres e outras coisas mais delicadas e outro q lava só os utensilios de cozinha, estes dois só fazem isso, mas não é pouco, só quero dizer q soh fazem esta atividade, são meio estressados e aparentemente infelizes e odeiam o pessoal q suja a louça..rs (primeira impressao..rs), O pessoal q cuida na área onde faz os pratos só precisa cuidar da limpeza conforme já disse anteriormente..

Fico devendo falar sobre como é o trabalho, as refeições, organização, as preparações..fica para um próximo capítulo!!Olha q eu só trabalhei um dia e meio..rs

Depois completo mais..mas tem sido uma aventura, como dizem aqui..SUPER!! rs

5 comentários:

  1. oi bee!!juro q nunca mais vou reclamar do meu trampo..rrss..cansei só de ler!!!brincadeira!
    aguenta ai cat,que eu seguro a onda aqui...no fim, vamos rir de tanta história q vc terá pra contar e pode contar comigo...ñ importa o dia ou o mês!vou te esperar....
    te amo..
    bjuuu....

    ResponderExcluir
  2. Ai que bunitinhoooo!!!
    Bee, sei que o blog é seu, mas não aguentei, precisei comentar....
    Que lindo.....que declaração.....SUPER!!! kkk
    Bee, força aí, o tempo vai passar rapidinhooo...e como o Nego disse, qdo voltar vc vai ter milhares de histórias pra contar....
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bee..

    Demorei mas consegui postar!
    Logo vc entra no ritmo, nem vai doer mais..rs

    Beijão e se cuida!

    ResponderExcluir
  5. Bee, muito legal, parece mais pacifico que as historias que estou lendo do Kitchen Confidential do Tony Bordain, voce deu sorte mesmo, bom saber que se ajudam, seu anjo da guarda sempre com voce. Imagina se tivessem que lavar e cozinar todos os utensilios que se usa para produtos derivados de leite e de carne separados para comida kosher ;-)

    ResponderExcluir